Páginas

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

História dos cachos - Parte 2

Adolescência

          Então, avancemos para adolescência! O ápice das crises existenciais capilares, no qual eu resolvi alisar o cabelo e ganhar minha "liberdade". Depois de tentar de tudo - menos o que parecia óbvio - eu pensei seriamente que meu cabelo precisava de umas intervenções urgentes! Antes de alisar, aos 12 anos eu tive a ideia brilhante de fazer um franjão. Na época foi moda, então você podia ver milhares de meninas com franjão e o cabelo cacheado lambido e pingando de água. Eu me achei linda, uau... uma franja lisa, não satisfeita comecei com um tal de alisamento pra abaixar a raiz.
        Ficou "lindo", sério! Aprovação social foi o que não faltou, não sei se tu sabes mas pra um adolescente a aprovação social é tudo nessa vida! É quando negamos parte de nós pra se apegar a uma identidade grupal, o bom é que quando isso passa resgatamos parte do nosso eu, enfim...voltando à história os problemas só começaram quando o cabelo foi crescendo porque no início era bacana ver aquela raiz lisinha e o resto do cabelo com cachos bem abertos, no entanto o cabelo foi crescendo e ficando aquela coisa nem lisa e nem cacheada e o cabelo elástico, quebradiço e cheio de pontas duplas.
          Eu não julgo quem alisa o cabelo, mas acho que a pessoa precisa passar por um juízo crítico com relação a si e ver se realmente ela faz isso porque a agrada, ou a forma de ver a si mesma está, em sua maior parte, condicionada àquilo que os outros acham dela. Não teria sido ruim se eu tivesse informação e consciência o suficiente do tanto de cuidados que eu precisaria ter para cuidar de um cabelo alisado (e vamos combinar que dá mais trabalho que um cabelo natural né?), mas infelizmente tive que submeter meu cabelo durante quase 3 anos de alisamento.
          Não quero começar aqui o discurso que muitos fazem com relação a cabelos crespos/cacheados dizendo que a sociedade discrimina e parece que se você nasceu com o cabelo assim tem algo errado porque ele é "ruim", acho que a maioria das pessoas já sabem disso certo? Se não...que pena, está na hora de você se soltar dessas amarras sociais que nos fazem criar estigmas pois o que é bonito no Brasil é a diversidade, é você ter pessoas loiras e brancas com o cabelo cacheado, negros de cabelo crespo e olhos verdes e as misturas mais variadas de etnias, isso é lindo! Isso é ser brasileiro.
          Vamos ver as fotos né?